Saldanhajj
O vídeo ao lado mostra o porque Saldanha é um professor e profissional excepcional no Jiu-jitsu.
História.
O inicio
1992
O início de tudo foi em 1992, um dia enquanto caminhava com um de seus amigos pelo calçadão da Tenente Silveira em Florianópolis, o mesmo mencionou o esporte, naquela época a primeira academia dos irmãos Gracie havia chegado à cidade, então com uma ótima oportunidade de começar, Saldanha ingressou no Jiu-jitsu.
Preconceitos
1993
Em 1993 algumas mudanças começaram a aparecer, como por exemplo, Saldanha ter abandonado seu emprego na Souza Cruz, onde vendia cigarros, para se tornar corretor de imóveis. O mesmo Já treinava frequentemente na academia dos irmãos Crolin e Rillion Gracie. Mas por conta do esporte que praticava, Saldanha sofreu com alguns preconceitos, já que o Jiu-jitsu era visto na época como um esporte marginalizado. Além dos treinos, Saldanha ajudava na academia, sendo o responsável por tarefas como: manutenção e limpeza do espaço.
Toda a estrutura
1993 a 2001
Toda a estrutura: Entre os acontecimentos de 1993 e 2001, Saldanha incorporou o Jiu-jitsu à sua rotina, treinando todas as noites após o trabalho. Participou de várias competições, principalmente no Rio de Janeiro, conquistando títulos importantes como o de campeão brasileiro de equipes em 1995, além de títulos catarinenses e sul-brasileiros. Em 1995, também teve sua primeira experiência internacional no Pan Americano de Los Angeles. Contudo o momento mais significativo desse período foi quando se tornou professor.
A faixa preta
2002
Entre 1998 e 2002, Saldanha passou muito tempo entre Florianópolis e o Rio de Janeiro, treinando nas academias mais renomadas do Brasil, onde sempre estava se aperfeiçoando. Em 2002, após 10 anos praticando o Jiu-jitsu incansavelmente, ele conquistou a tão desejada faixa preta, um marco na carreira de qualquer atleta. Saldanha tornou-se responsável por transmitir não só a técnica, mas também o equilíbrio emocional, formando mais de 30 faixas preta ao longo dos anos.
Pausa teórica
2002 / 2010
Apesar de continuar treinando, Saldanha se afastou das competições por 9 anos. Nesse período, ele se casou, tornou-se pai e em 2007 graduou-se em Educação Física. Esse período foi crucial para que ele adquirisse a base teórica que usaria mais tarde para criar seu próprio método de ensino, formando centenas de novos alunos.
O fundo do poço
2010
Em 2010, Saldanha passou por uma crise pessoal ao trabalhar em uma empresa de energia elétrica chamada Comerc. Insatisfeito com sua vida longe do Jiu-jitsu, ele viveu um período difícil, descontando suas frustrações na bebida. Esse foi um dos momentos mais desafiadores de sua carreira e mais que tudo, de sua vida, mas também serviu para reafirmar que seu lugar era nos tatames, ensinando e se aperfeiçoando e não em um escritório qualquer.
O recomeço
2011
Determinado a retomar sua carreira no Jiu-jitsu, Saldanha vendeu uma propriedade para investir em seu primeiro empreendimento: a academia “Funcional Sports”. O negócio começou a prosperar, e o Jiu-jitsu rapidamente tornou-se a principal atividade da academia.
Novo método
2012 / 2017
Além de sua experiência nos tatames, Saldanha também se destacou pela base teórica que desenvolveu. Ele criou seu próprio método de ensino, o chamado “SJJ”, que é composto por movimentos específicos para cada etapa do aprendizado e para melhorar a evolução do praticante. Saldanha também ganhou reconhecimento como seminarista internacional, palestrando em mais de 10 países, onde passou seu conhecimento adiante.
O campeão
2017 / 2019
Aos 47 anos, Saldanha alcançou a maturidade no esporte. Ele já havia criado sua própria escola, desenvolvido um método de ensino e conquistado centenas de alunos, mas ainda faltava um título, um que ele desejava profundamente: o título de campeão mundial. E com sua persistência e força de vontade, em 2017 e 2019, ele conquistou o bicampeonato mundial, coroando sua trajetória no Jiu-jitsu mais uma vez. Saldanha atribui essas conquistas ao amadurecimento e à compreensão de que o Jiu-jitsu é seu verdadeiro propósito de vida.
Método Saldanha explicado
O método desenvolvido pelo Saldanha é uma inovação dentro do Jiu-jitsu consistindo em uma metodologia única em que as técnicas passadas dos professores para os alunos seguem uma sistemática criada para que o aluno aprenda de forma eficaz, sem sofrer nenhum tipo de perda.
Galeria das conquistas academia e Saldanha
Abaixo podemos ver algumas conquistas, troféus, medalhas e participações em grandes eventos, vitórias e desafios superados com maestria e resiliência.